Sorriso da gente

09-03-2011 14:27

 


Boa aparência também envolve prevenção

Itens como saúde e estética são levados em conta em todos os aspectos da vida, sobretudo no profissional.

As pessoas têm uma grande preocupação com as questões de saúde e estética. E não é por menos, hoje em dia estes itens são levados em conta não apenas na vida social, mas principalmente na profissional. Ter uma boa aparência representa não apenas que a pessoa/profissional tem saúde física, mas também que tem uma auto-estima elevada e que busca a qualidade de vida, fatores estes muito valorizados pelas organizações. E quando o assunto é aparência, a saúde bucal merece destaque. 


Os dentes e gengivas tratados e o hálito agradável identificam uma condição saudável do indivíduo, podendo gerar uma série de benefícios, como: 

  • Desprendimento no comportamento social;
  • Influência nos relacionamentos interpessoais;
  • Melhor desempenho profissional.

 

O tratamento odontológico atual envolve a melhora funcional, estética e emocional do paciente proporcionando um aumento na Qualidade de Vida. Cada vez mais direcionado para a prevenção, a odontologia curativa já comprovou não ser o melhor método para o controle das doenças bucais. 

A Odontologia brasileira tornou-se uma das melhores do mundo por diversas razões, dentre elas, pelo desenvolvimento das técnicas de procedimentos, pelo grande interesse dos dentistas em atualizar os seus conhecimentos através de cursos e especializações e pelas grandes contribuições científicas. Mas isso não significa que a saúde bucal do brasileiro é uma das melhores do mundo, pois segundo a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, cerca de 50% das pessoas com 40 anos no Brasil, não possuem metade dos dentes e cerca de 95% sofrem de cáries e doenças gengivais. 

Por que chegamos nessa situação? O que será que faltou, nesse processo, para que a população brasileira tivesse uma boa saúde bucal? 

Na realidade são inúmeras as respostas encontradas, mas podemos apontar duas primordiais como, os problemas sócio-econômicos que dificultam o acesso de grande parte da população aos serviços odontológicos e a política de saúde governamental que, por diversos anos, visou o tratamento odontológico curativo e não o preventivo. Conseqüentemente, a população, por um longo período, não teve acesso às informações básicas sobre a importância e o valor da saúde bucal em relação à saúde geral. 

Traremos até vocês informações e dicas importantes sobre questões voltadas à Promoção da Saúde Bucal. Nosso objetivo é aproximar a ODONTOARTE ANCHIETA dos nossos leitores e levar mais conhecimento ao seu dia-a-dia.