APARELHOS ORTODÔNTICOS EM CRIANÇAS

08-02-2011 01:12


TRATAMENTO ORTODÔNTICO EM CRIANÇAS
 

      A má-oclusão dentária consiste de um posicionamento incorreto dos dentes e/ou maxilares, cuja ocorrência é devido a fatores hereditários, pré e pós-natais.
     Como exemplo de fatores hereditários podemos citar a não-formação de determinados dentes; anomalias no formato e no tamanho de alguns dentes; e a desproporção entre o tamanho dos dentes e o espaço disponível para a acomodação dos mesmos.
     Os fatores pré-natais dividem-se  em maternos e embrionários. Entre os fatores maternos estão as carências nutricionais e enfermidades como rubéola durante a gestação e entre os fatores embrionários destacamos traumas no feto, fissura labial e palatina.
     Os fatores pós-natais de má-oclusão dividem-se em intrínsecos e extrínsecos, e são os que podemos controlar ou minimizar. Os fatores intrínsecos são cáries extensas nos dentes decíduos –dentes de leite –, perdas precoces de dentes decíduos e permanentes, traumatismos nos dentes entre outros. Os extrínsecos incluem os hábitos bucais indesejáveis como respiração bucal, sucção de chupeta ou dedos, deglutição atípica.
     A Ortodontia dispõe de diversos recursos (aparelhos ortodônticos) para intervir e evitar a instalação de uma má-oclusão, proporcionando à criança um desenvolvimento correto, dentro do padrão de normalidade.
     Aos pais, recomenda-se que fiquem atentos a problemas nas posições dos dentes de seus filhos e, em caso de dúvida, procurem o ortodontista para uma avaliação da criança. Desta maneira, os pais serão orientados e possíveis alterações serão diagnosticadas e tratadas no momento oportuno.
 
  Dr. Carlos Pinho
  CRO RJ 21148

 

      Estr. do engenho novo 260 sala 103 Anchieta RJ